Total de visualizações de página

sexta-feira, 6 de março de 2009

QUE SIGNIFICA SER CRENTE?


Esta pergunta é muito importante para quantos desejam fazer sua pública profissão de fé.

A palavra crente significa aquele que crê. Ser crente significa ser discípulo de Jesus. Nossa vida é que vai mostrar ao mundo se realmente somos discípulos de Jesus. Nossas palavras só terão valor se confirmarmos nossos atos como cristãos genuínos. O Senhor Jesus Cristo e seus apóstolos mostraram com c1areza que há dois aspectos inseparáveis na vida cristã: a apreensão da sã doutrina e a prática dessa doutrina. O Sermão do Monte e a Epístola de Paulo aos Ro:manos são os melhores exemplos dessa verdade. Cristão é alguém que crê e ex¬pressa sua fé por meio de suas palavras e de seus atos. As palavras do cristão devem achar concretização em seus atos. O cristão não pode separar a vida da doutrina. A doutrina é a formulação intelectual que a igreja faz para descrever a experiência viva da fé. A dou¬trina não pode substituir a vida cristã. O cristão não pode abrir mão da sã doutrina. “Atente bem para sua própria vida e para a doutrina” (1Tm 4.16)

1. Ser crente é viver a vida cristã
Tendo como exemplo o Senhor Jesus Cristo, e como orientador o Espírito Santo, o crente pode e deve ser imitador de Deus como filho amado, e andar em amor, como fez Cristo (Ef 5.1, 2). Não pode¬mos seguir o exemplo de Cristo confiados em nossa própria “força de vontade”. Sem o auxílio do Espírito Santo é impossível ser imitador de Deus. Sem o auxílio do Espírito seremos meros moralistas, não cristãos.

2. Ser crente é relacionar-se com Cristo, com sua Igreja e com o mundo

Note bem: relacionar-se com Cristo, mediante a fé, e relacionar-se com a Igreja mediante o amor que une a todos os que crêem em Cristo, tornando-os responsáveis diante do mundo. Do modo como Deus enviou seu Filho ao mundo, assim, em amor, somos enviados como instrumentos de Deus para a salvação de todo aquele que crê e para aliviar os sofrimentos de todos os que padecem.

3. Ser crente é ser testemunha de Jesus

Como o crente pode ser testemunha de Jesus? Unicamente recebendo o poder do Espírito Santo. O próprio Cristo declarou a seus discípulos: “Mas receberão poder quando o Espírito Santo descer sobre vocês, e serão minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judéia e Samaria, e até os confins da terra” (At 1.8). Dotado desse poder, o crente está capacitado para testemunhar. Testemunhar é comunicar às pessoas o amor de Deus revelado em Cristo e do qual temos experiência em nossas vidas.

Podemos apontar algumas qualidades do genuíno testemunho do crente:

3.1. É positivo. O crente deve ser conhecido mais pelo que faz do que pelo que não faz. Às vezes ouvimos pessoas dizerem: “Fulano não bebe, não fuma, não joga, não faz mal a ninguém ... por que ele ainda não é crente?” Adolfo Hitler também não bebia, não fumava, não se divertia com jogo de azar e não comia carne. No entanto, ele foi um dos mais monstruosos assassinos do Século XX. Não devemos avaliar a vida de um cristão pela soma das coisas que ele não faz. O cristão, naturalmente, deixa de fazer muitas coisas erradas e abandona os vícios, mas esse aspecto do testemunho não é o mais importante. Seu testemunho vai mais além. O testemunho do crente é positivo, isto é, se manifesta em ações e palavras construtivas e benéficas. O apóstolo Pedro deu um resumo magnífico da vida de Jesus, quando disse: “Ele andou por toda parte fazendo o bem” (At 10.36). Jesus foi conhecido por sua vida positiva de amor. Socorria os necessitados, curava os enfermos, ressuscitava os mortos, pregava, ensinava e no fim deu sua vida em resgate de muitos (Mc 10.45). É nesse sentido que o cristão deve dar testemunho positivo, pois ele é servo de um Senhor que viveu positivamente.

3.2. É cristocêntrico. O cristão dá testemunho de Cristo. “Vocês serão minhas testemunhas”, foi o que Cristo determinou. Nosso testemunho deve apontar para pessoa de Cristo. Quando os apóstolos tiveram que escolher um substituto para Judas, a exigência para o ofício foi: “Porquanto, é necessário que escolhamos um dos homens que estiveram conosco durante todo o tempo em que o Senhor Jesus viveu entre nós, desde o batismo de João até o dia em que Jesus foi elevado dentre nós às alturas. É preciso que um deles seja conosco testemunha de sua ressurreição” (At 1.21, 22). Essa exigência foi estabelecida porque seu testemunho tinha como fundamento sua experiência com Cristo, para que o testemunho fosse cristocêntrico.

O crente dá testemunho com o fim de glorificar a Cristo, e não com o fim de receber honras e elogios dos homens; não para parecer moralmente superior aos demais homens. Seu testemunho não deve ser egocêntrico, e sim cristocêntrico.

3.3. É comunitário. Quer queira, quer não, quando o crente testemunha está dizendo ao mundo que ele pertence à comunidade daqueles que são discípulos de Cristo. Essa comunidade se chama Igreja. Portanto, o crente não dá testemunho isoladamente, isto é, sem estar relacionado com outros que possuem a mesma fé. Em qualquer parte onde ele esteja, deve lembrar que é parte do corpo de Cristo.

Depois de dizer tudo isso, concluímos que o crente deve cultivar a alegria, o espírito de boa vontade, a humildade, o cavalheirismo, e, acima de tudo, deve ter sempre nos lábios e no coração a mensagem do evangelho, para difundir no ambiente em que vive a alegria das boas-novas da salvação que Deus trouxe na pessoa de seu Filho Jesus Cristo. Porque, como dissemos no começo deste capítulo, o testemunho deve ser principalmente comunicado, não através de palavras, mas de atitudes que assumimos diante da sociedade humana e da vida. O crente deve odiar o pecado e condenar as injustiças, porém deve amar a pessoa do pecador, e estar sempre pronto a amparar todo aquele que sofre fome, sede, nudez, prisões, doenças e outros males desta vida, e a ver nele a pessoa de Jesus Cristo, e a ouvir dele, no último dia, aquelas memoráveis palavras: “Digo-lhes a verdade: O que vocês fizeram a algum de meus menores irmãos, a mim o fizeram” (Mt 25.40) .

Questionário

1. Que significa a palavra crente?
2. Quais são os dois aspectos inseparáveis da vida cristã?
3. Como o crente deve viver a vida cristã?
4. Com quem o crente se relaciona?
5. Que é testemunhar?
6. Por que o testemunho do crente deve ser positivo?
7. Por que o testemunho do crente deve ser cristocêntrico?
8. Por que o testemunho do crente deve ser comunitário?
9. O crente deve ser uma pessoa “do contra”?
10. Você crê ser um crente no Senhor Jesus?

Nenhum comentário: