Total de visualizações de página

domingo, 7 de dezembro de 2008

“TRAVES DENTRO DO LAR” – Lc.10:38-42


INTRODUÇÃO: Lc.6:41 – “Por que vês tu o argueiro no olho de teu irmão, porém não reparas na trave que esta no teu próprio?”  O que é um argueiro? É um corpo minúsculo no ar, cisco, coisa de pouco valor.  O que uma trave? É uma viga, uma peça de madeira que auxilia a sustentação do teto de uma construção.
Vamos ver algumas traves que colocarmos em nosso lar?
ELUCIDAÇÃO: V.38 – Jesus era um hóspede querido. Ele chegou ao povoado de Betânia onde moravam duas irmãs: Marta e Maria. Marta era uma dedicada hospedeira; e logo hospedou o Senhor Jesus em sua casa; v.39 – Maria gostava de ouvir os ensinamentos do Senhor Jesus, e se quedava assentada a seus pés.
I – A TRAVE DA AGITAÇÃO E DO CORRE-CORRE: V.40
Marta estava agitada de um lado para o outro. Ela estava fazendo uma boa coisa, preparando alimento para Jesus. Ela estava ocupada com muitos serviços. Quantas vezes estamos dessa forma, com muitas ocupa-ções! Vivemos num mundo conturbado, e muitas vezes ficamos agitados no trabalho do Senhor – na igreja, nas visitas, nas reuniões. E na sua casa? Você que é mulher. Quantas coisas dependem de você! O bom andamento da casa, a alimentação, a assistência aos filhos, maridos, trabalho, tudo é responsabilidade sua. As donas de casa tem tantos afazeres, e vivem a correr de um lado para o outro. Quando chega ao fim do dia, estão exaustas, cansadas de tanto correr. Os esposos também no seu dia-a-dia é uma verdadeira correria no seus trabalhos e deveres e sofrem os conseqüências desse corre-corre, chegam em casa sem querer mais nada com ninguém, nem com a esposa nem com os filhos. O excesso de trabalho nos deixa vazios (as), frustrados(as), nervosos(as), abatidos(as).
II – A TRAVE DA CENSURA E DA MURMURAÇÃO: V.40, 41
Marta estava fazendo o trabalho, mas ficava insatisfeita ao ver sua irmã, Maria, assentada, tranqüila, deli-ciando-se com os ensinamentos de Jesus, enquanto ela fazia o serviço sozinha. E ela chegou para Jesus e disse: – “Senhor Jesus, o Senhor não se importa que Maria me deixe servir sozinha? Ordene-lhe que venha ajudar-me.” Ela murmurou, pedindo a repreensão de Jesus para Maria. Muitas vezes estamos fazendo o trabalho sozinho(as), mas com raiva, por estarmos cansados(as) e não termos ninguém para nos ajudar. E logo vem a murmuração.
V.41 – Jesus censurou Marta, dizendo: “Marta! Marta! Andas inquieta e te preocupas com muitas coisas”. Quantas coisa têm-nos preocupado, inquietado? É a situação de nosso país, a recessão, a falta de emprego; é o dinheiro que não dá para suprir as necessidades da casa... Mas, o Senhor Jesus censurou Marta, dizendo que pouco é necessário, ou mesmo uma só coisa. Em Mateus, 6:33, Lemos: “Buscai, pois, em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e as outras coisas vos serão acrescentadas.”
III – A TRAVE DA FALTA DE TEMPO:
Marta não tinha tempo para conversar com Jesus. Os seus afazeres eram tantos, que ela não poderia de-sabafar, expor os seus anseios, suas dificuldades. Ela achou tempo para tudo, menos para estar com Jesus. Em um só dia temos tempo para levar os filhos de um lado para o outro, para fazermos a lida doméstica, para traba-lhar, para visitar, para ir às reuniões. Mas, não temos tempo para estar a sós com o Senhor, para falar de nossos problemas, para aprender mais da sua Palavra. A nossa vida será vitoriosa, se recebermos a instrução do Senhor a cada dia, se nos alimentarmos do “Maná”. “A intimidade do Senhor é para os que o temem, aos quais ele dará a conhecer a sua aliança”(Sl.25:14). Este tempo com Deus, através do estudo da palavra, da oração, de ficar quieto na presença do Senhor, nos faz crescer, nos dá sabedoria para orientarmos os nossos filhos, a nossa casa. Além disso, nos dá, também, condições para tomarmos as decisões do dia-a-dia.
IV – TRAVE DA FALTA DE DIÁLOGO:
A maior parte do ministério de Jesus foi feita através de contatos pessoas. Jesus deu a Marta o remédio para o seu perfeccionismo, para o seu ativismo, para a sua falta de valor pessoal, sua auto-imagem negativa, a-través do diálogo terapêutico com Ele. Maria estava organizando, primeiro, a sua casa interior, enquanto Marta estava preocupada com sua casa exterior. Hoje vivemos numa época quando não há mais diálogo, nem mesmo com as pessoas da própria casa. Temos tantas coisas programadas que não sobra tempo para conversarmos com os outros, para sabermos seus anseios, suas dificuldades, suas queixas, suas alegrias. É difícil encontrarmos alguém com quem desabafar. Como estão cheios os consultórios de psiquiatria e psicologia. Às vezes co-nhecemos todos na Igreja, cumprimentamos, até conversamos superficialmente. Mas será que sabemos o pro-blema do irmão, a sua necessidade, para que possamos ajudá-lo, levando-o a Deus em oração? “levai as cargas uns dos outros” (Gl.6:2). Jesus disse que Maria havia escolhido a boa parte, e esta não lhe seria tirada. Será que você tem escolhido a boa parte?

CONCLUSÃO: Vamos tirar as traves de dentro do lar, as que impendem o bom andamento da nossa vida diária, e vamos colocar as prioridades no seu devido lugar. As nossas prioridades deveriam seguir à seguinte or-dem: 1 – A nossa vida com Deus; 2 – A nossa Família; 3 – O nosso Trabalho; 4 – A nossa Igreja.

Nenhum comentário: