Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

A “prima gospel” de “mãe” Dinah


O programa de Gugu Liberato batia os recordes de audiência do dia, enquanto mãe Dinah narrava: “Vi os Mamonas Assassinas na TV e estavam envolvidos numa fumaça negra. Daí, vi um avião sobrevoando a cabeça dos cinco. Quando morreram, já estava sofrendo por antecipação. Sabia que seria desastre aéreo.”
Uma semana depois da tragédia, a matéria A esperta dama da futurologia, na revista Veja, iria desmascarar a bruxa. Sua previsão para os Mamonas publicada pela imprensa no final de 1995, era de que o grupo sobreviveria a um acidente.
Veja trouxe também um cardápio das profecias em que a vidente chutou para fora. Em 1984, começaria a Terceira Guerra Mundial. Em l989, Jânio Quadros seria o presidente do Brasil. Em 1990, ano da posse do presidente Fernando Collor, mãe Dinah diz que ele faria um excelente governo. Em 1994, assegurou que o Brasil seria derrotado na Copa do Mundo de Futebol. Aquele também seria um ano ainda melhor que 1993 para Ayrton Senna. O piloto morreu depois de duas corridas sem vitórias.
Depois de contabilizar os chutes certos de mãe Dinah, a matéria chega ao placar final de 6 X 5 com vitória dos erros sobre os acertos. A média é baixa. Qualquer coisa que você ou eu dissermos tem 50% de chances de acontecer - ou não.
TIA DINORAH - Mãe Dinah tem uma prima pobre entre os evangélicos. Seu nome é tia Dinorah. Bem menos badalada que a prima canonizada por Gugu Liberato, Dinorah tem a seu favor dois fortíssimos elementos sobrenaturais. Um, fala em nome de Deus. Dois, é onipresente e unissex. você a (o) encontra em qualquer igreja ou atuando como autônomas (os). De resto, as primas são iguais. Prevêem o futuro sem pôr cartas sobre a mesa, erram e acertam profecias, manipulam pessoas, exploram medos e fraquezas.
Quando era jovem, famoso e boa pinta, a onipresente tia Dinorah profetizou que me casaria com moças de várias igrejas que visitei. Se todas as profecias tivessem se cumprido, teria um harém de fazer inveja a Salomão.
Mas por que tanta gente dentro e fora das igrejas ainda embarca nessa?
Segundo a revista Veja, a credibilidade dessa gente cresce nas ocasiões em que o charlatanismo profissional se associa à ignorância intencional. Ou seja, gostamos de ser enganados, especialmente quando profetizam aquilo que queremos ouvir.
VERDADEIRO X FALSO – Embora ainda existam verdadeiros profetas, o número de enganadores e picaretas da fé é grande. Daí a necessidade de manter antena ligada para não se deixar enganar. Como?
Primeiro: em geral, estas profetadas são vagas e evasivas. “Vai morrer um político, um artista e um esportista famoso.” “O senhor está me mostrando que você vai fazer uma viagem (sem dizer para onde, nem quando).” Ora, frases de duplo sentido, como “deve fazer sol, mas pode ser que chova”, não têm como errar...
Segundo: quando ouvir uma profecia, peça mais informações. Onde, quando, como, com quem? Pergunte se está falando como homem ou em nome de Deus. Se ele garantir que a mensagem é divina, anote-a em sua agenda.
Outra dica: caso a profecia não se cumpra, cobre. Se disser que é culpa sua, que não teve fé ou está em pecado, não aceite. Profetizou e não aconteceu, é falso profeta mesmo.
Procure também conferir se tudo que foi profetizado bate com o que está escrito na Bíblia. Deus jamais contradiz sua Palavra escrita.
Por último, lembre que existem outras maneiras de Deus se comunicar conosco. A palavra que você procura pode vir através da Bíblia, de uma pregação ou conselhos de um irmão. Ele também fala no silêncio, através da natureza e até das circunstâncias. Para que serve uma profecia então? A verdadeira profecia é um meio de o Espírito Santo nos exortar, edificar e consolar (1Cor.14:1 a 3). O que passar disto tem cheiro de profetada.

Alex Dias Ribeiro é diretor-executivo nacional dos Atletas de Cristo.

Nenhum comentário: