Total de visualizações de página

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

EXAME PRÉ-NUPCIAL: NECESSIDADE OU SOFISTICAÇÃO?



Os tempos mudaram. Foi-se o tempo onde namorar, noivar e casar era a ordem natural de um amor, de um romance que ia brotando aos poucos, ou mesmo se iniciava com uma paixão doida, mas que aos poucos ia amadurecendo, e assim, se tornando algo sólido e sensato.

Sem sequer ser saudosista, mas apenas querendo relembrar, ou até mesmo resgatar coisas boas de um passado não muito distante, era comum os noivos procurarem seu médico de confiança, aquele amigo da família, e anunciarem:

- Estamos querendo fazer todos os exames para ver se está tudo bem, pois dentro em breve estaremos nos casando.

O bom médico esboçava um sorriso terno e cheio de felicidade, pois muitas vezes tinha sido ele mesmo quem havia feito o parto daquela jovem senhorita. Logo em seguida puxava seu receituário e começava a fazer o pedido dos exames pré-nupciais.
Enquanto escrevia o pedido, ia explicando cada um deles:

Você, minha filha, vai fazer um...

Hemograma - para saber se não está com anemia, ou mesmo, se você não tem alguma alteração hereditária (talassemia), ou mesmo alguma alteração em suas defesas e resistência, pois no dia do casamento não quero ver noiva nenhuma desmaiando no altar.

Tipos sangüíneo e Rh - a fim de ver se não existe alguma incom¬patibilidade sangüínea com o seu noivo. Apesar de hoje em dia isso não ser mais problema, pois existem vacinas e outros cuidados que permitem ao casal ter quantos filhos desejar, sem problema algum.

Glicemia - para medir a quantidade de açúcar do sangue e, caso revele um diabetes, é importante saber na ocasião da gravidez, para não alterar o desenvolvimento da criança na época da gestação.

Toxoplasmose - este é um exame importante pois, caso a mulher tenha essa doença, poderá gerar uma criança com deficiências, principalmente na área da visão.

VDRL - é um exame para verificar a possível contaminação pela sífilis, uma doença que afeta profundamente o feto, inclusive podendo gerar um bebê com fenda palatina (chamada popularmente de "goela de lobo")

Rubéola - quando adquirida durante a gravidez (até o terceiro mês), pode provocar aborto ou alteração na formação do feto. Quando a pessoa não teve ainda esta doença, faz-se uma vacina e pede-se que aguarde 3 meses para poder engravidar sem riscos.

Urina completo - a fim de verificar qualquer tipo de infecção latente, ou seja, que não esteja dando sintomas ainda, como também verificar se a “filtragem” do sangue está sendo feita de forma adequada.

Parasitológico de fezes - é importante tratar as verminoses pois elas podem ser transmitidas para as pessoas que usam os mesmos sanitários.

Ultra-sonografia pélvica - é através deste procedimento que podem ser verificadas alterações do útero (fibromas, miomas, tamanho, posição dentro da bacia, más formações, útero infantil, etc.) como também possíveis problemas nos ovários, onde o mais comum são os cistos de ovário, que podem ser minúsculos ou até mesmo chegarem a mais de um quilo.

HIV - (Teste de Elisa) que é o exame para pesquisa da AIDS. Este exame só informa se a pessoa é portadora, mas para saber se ela tem a doença é necessário que se faça outro exame: “western bloot”. Estes exames só serão feitos caso o casal decida fazê-los. Não faz parte da rotina obrigatória.

Para o jovem, alguns exames do tipo: hemograma, glicemia, tipo sangüíneo e Rh, VDRL, urina completo, fezes parasitológico, HIV são importantes, mas é bom que se faça também, um...

Espermograma - este exame vai informar a qualidade dos espermas, número, ou até mesmo se existe esterelidade, ou seja, ausência de espermas (azospermia).

Após os resultados dos exames, conversa-se com o casal a respeito das alterações laboratoriais, caso haja, ou então, é feito um aconselhamento à respeito da sexualidade no casamento, e sobre a possível “cistite” de lua de mel, que às vezes ocorre devido à maior freqüência das relações sexuais nesse período.

Falei no início que, infelizmente, os tempos mudaram. Os jovens têm colocado a carroça na frente dos bois e, com isso, têm pago o preço de inúmeros prejuízos.

Muitas vezes, uma gravidez aparece na hora errada, fora do casamento, sem planejamento, sem nenhum cuidado prévio, gerando muita ansiedade para a futura mamãe, conseqüentemente, para o bebê. Doenças que poderiam ser evitadas, acabam acometendo o nenê, como é o caso da toxoplasmose, rubéola, sífilis neo-natal (do recém-nascido), isso sem falar das situações onde a tentativa de aborto acabam não só matando o bebê, mas também a futura mamãe.

É tão mais fácil quando aprendemos a viver a vida segundo o “Manual do Fabricante”, ou seja, a Palavra de Deus. Fazer tudo no tempo certo, de forma correta, mesmo que isso seja quadrado, cafona, é melhor do que ser moderninho e depois ter que “correr atrás do prejuízo”, dependendo do caso, pelo resto da vida.

DR. WILLIAM FERES - E médico endocrinologista e homeopata. Casado com Rute, possuem 4 filhos. E membro da Comunidade Água Viva em Curitiba e dirige o Centro Médico Reviver.

EXTRAÍDO DA REVISTA “LAR CRISTÃO” – ANO X – Nº 33 – JUL-AGO/1996

Nenhum comentário: