Total de visualizações de página

terça-feira, 2 de dezembro de 2008

DEPOIMENTO DE UMA MULHER PRESBITERIANA


OS MELHORES ANOS DE MINHA VIDA
Casamento é compromisso, não somente sentimento. Vai muito além do "eu amo você "!

Antes que nos casássemos, um grupo de senhoras, da igreja de onde Billy era seminarista, decidiu me dar um "banho" de conselhos. Cada uma escreveu em um papel, um conselho conjugal e, todas os passaram às minhas mãos. Um deles, me fez sorrir e, pensar: “Quando duas pessoas concordam em tudo, uma delas é dispensável!”
E foram muitas as vezes que essa frase veio à minha mente nestes cinqüenta e três anos de casamento! Nesta época em que seis, em cada dez casamentos terminam em divórcio, digo-lhes que, um dos segredos de nosso amor duradouro, tem sido a habilidade de dis¬cordarmos em certos assuntos.
Tenho encontrado esposas que, simplesmente, não se preocupam em discordar de seus maridos. Por outro lado, também conheço outras a quem não lhes é permitido discordar! No entanto, quero colocar que discordância pode ser algo positivo SE, soubermos como e, naturalmente, quando discordar.
Em certa ocasião, discordei de Billy, que é batista, quando tentou encorajar-me a passar para sua denominação. Naquela época, morávamos com meus pais, em um centro de convenções da Igreja Presbiteriana.
Decidi que era presbiteriana e queria continuar sendo. Certo dia, Billy convidou um dos líderes batistas para jantar conosco e, imediatamente, per¬cebi o que estava por trás da¬quele convite.
Então, decidi pegar o querido irmão batista, de surpresa:
- Antes que você comece a falar, deixe-me explicar-lhe uma coisa:
- Nós moramos em um centro de convenções que pertence à
Igreja Presbiteriana, onde também existe um igreja local. A Igreja Batista mais próxima fica a quase 4 quilômetros de distância. Em caso de eu ficar doente ou, se por alguma outra razão não puder sair, meus pais podem levar as crianças com eles à igreja. Além do mais, quero que meus filhos cresçam aprendendo da pessoa e do trabalho do Senhor Jesus Cristo, e não as diferenças denominacionais. Quando estiverem suficientemente crescidos, poderão escolher por si mesmos, a qual denominação pertencer.
Aquele irmão olhou-me bon¬dosamente e, enquanto balan¬çava sua cabeça, disse:
- Minha querida, você já pa¬rou para pensar que quando eles crescerem, poderão querer con-tinuar sendo presbiterianos?!!...
Devo dizer que hoje, meus filhos pertencem a várias deno¬minações diferentes, mas todos eles são com¬prometidos com o Senhor Jesus Cristo. Quando o último deles aderiu a outra denominação, escrevi-lhe uma carta assinando - da Presbiteriana Remanescente!
Quero deixar bem claro, que não estou incen¬tivando as esposas a se oporem constantemente a seus maridos. Não é isso! Existem horas e jeitos de se discordar. Meu método é o seguinte:
1 – Certifique-se de que seja realmente necessário discordar.
2 – Defina o assunto.
3 – Controle seu tom de voz e seja gentil.
4 – Não interrompa quando ele estiver se colocando e evite comentários desagradáveis.
5 – Vá direto ao assunto; discorra os fatos com clareza e, se preciso for...
6 – Ceda graciosamente
Felizmente, temos um grande amor e confiança, um no outro e no Senhor, então, nossas discordâncias não são muitas. Além disso, nós dois, possuímos um bom senso de humor, o que nos ajuda muito!
Outro segredo, dessa longevidade matrimonial, é o compromisso. É necessário um real comprometimento com o senhorio de Cristo e um com o outro. Casamento é compro¬misso, não somente sentimento. Vai muito além do "eu amo você"!
Cinqüenta e três anos atrás, Billy e eu fizemos um compro¬misso um com o outro, perante Deus e a lei, e deter¬minamos que seríamos fieis um ao outro. Temos mantido nossa promessa, apesar de, por tantas viagens e compromissos, ficarmos bastante tempo longe um do outro.
Algumas pessoas me perguntam se fico ressentida pelo fato de Billy me deixar tanto tempo sozinha, enquanto está evangelizando ao redor do mundo. Minha resposta é não.
Deus me fez uma pessoa forte. Na idade de treze anos, meus pais me mandaram de casa, na China, para estudar na Coréia do Norte. No início, quase morri de saudades. Chorava todas as noites durante várias semanas.
Mais tarde, fui ainda para mais longe de meus pais, missionários na China, fazer faculdade nos Estados Unidos. Deus já estava me preparando para uma vida de despedidas.
As despedidas foram nossos mais difíceis desafios, mas as longas separações nos aproximaram mais ainda um do outro.
Um segredo final, de nosso duradouro amor e casamento, tem sido o fato de que nestes cinqüenta e três anos, continuo achando meu marido, não somente uma das mais interessantes pessoas do mundo, como também uma das mais gentis!
Às vezes fico pensando, caso ele morra entes de mim, o que mais sentirei falta dele? Creio que de sua visão global de enxergar as coisas. Ele tem estado em tantos países diferentes, possui uma visão geral da situação do mundo, não somente do ponto de vista político, mas em todos os outros aspectos. E, quanto a isso, não há o menor desacordo de minha parte.

RUTH BELL GRAHAM é esposa do evangelista Billy Graham. Eles farão cinqüenta e três anos de casados no dia 13 de agosto de 1996.
...........................
EXTRAÍDO DA REVISTA "LAR CRISTÃO" ANO X Nº 33 - JUL - AGO/1996

P.S - Billy Graham casou-se em 1943 com Ruth Bell que depois passou a se chamar Ruth Graham, filha de missionários presbiterianos na China, o pai dela L. Nelson Bell era cirurgião geral e destacado membro na história da antiga Presbyterian Church in the United States. Poucas pessoas tiveram mais influência em Billy Graham do que o Dr. Bell. O casal tem 5 filhos, 19 netos e 28 bisnetos. Os filhos Franklin Graham e Anne Graham Lotz também são evangelistas, e atualmente controlam os negócios do pai, parcialmente aposentado devido à idade avançada, ao mal de Parkinson e a outras doenças. Depois de anos de pregação, Graham se dedicou à doutrina do batismo infantil, que é aceito por um grande número de cristãos (mas proibido pelos Batistas Sulistas). Graham fez questão de batizar todos os seus netos e bisnetos. Em 14 de junho de 2007, faleceu em Montreat, Carolina do Norte, na casa do casal Graham, a Sra. Ruth Bell Graham.

Nenhum comentário: