Total de visualizações de página

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

DISCIPULADO OU ESTUDOS BÍBLICOS?



Por mais de 20 anos ouvirmos falar de Discipulado, assistirmos palestras sobre o assunto, participamos de debates e simpósios sobre o tema, lemos vários livros que tratam do discipulado. Em todas essas ocasiões chegamos a conclusão que para muitos discipulado era simplesmente um conjunto de estudo Bíblicos, os quais eram aplicados por um “discipulador” (irmão mais maduro ou oficiais e pastores da Igreja).

Era e é comum ouvirmos pessoas dizerem: “estou fazendo discipulado” ou “estou ministrando ou recebendo estudos de discipulado”

O discipulado não consistia em nada mais e nada menos do que uma série de estudos bíblicos que melhoravam a intelectualidade e o conhecimento doutrinário, mas não moldava o caráter do discipulando. No final de tudo consistia apenas em mais um método de se aplicar “estudos bíblicos” ou uma nova didática.

No ano de 2008 finalmente descobrirmos a essência e o verdadeiro significado de DISCIPULADO. O Presbitério do Tocantins custeou a participação de dois pastores para um Treinamento Internacional de Discipulado no Estado de São Paulo, promovido pela Igreja Presbiteriana da Coréia em parceria com a Igreja Presbiteriana do Brasil, ali sim, os participantes conseguiram saber na integra o que é discipulado.

No discipulado há estudos bíblicos, sim! Mas não fica só no passar e receber informações, mas há um comprometimento profundo entre discipulador e discipulando. Há um moldar de caráter, não para o discípulo ser igual ao discipulador, mas consiste em o discípulo ser realmente um SERVO de JESUS.

Cabe em primeira mão a responsabilidade do pastor da Igreja em ser o orientador direto pelo discipulado. E nesta responsabilidade encontra-se o cuidado diário com os discipulando, na oração, no contato, no acompanhamento e no encontro semanal onde todos irão prestar contas do seu momento devocional (leitura, aplicação da Bíblia e oração), da sua vida cristã, do seu comprometimento com Cristo além de estudos bíblicos indutivos direcionados para fazer-lhes cristãos mais parecidos com Cristo.

A palavra fundamental no discipulado é a palavra SERVO, pois o serviço não é apenas uma parte do caráter e da vida do discípulo que segue a Jesus, mas é essência do caráter.

Jesus disse: Pois o próprio Filho do Homem não veio para ser servido, mas para servir e dar a sua vida em resgate por muitos (Mc 10.45). Servir e dar são características definidas do estilo de vida do cristão; se desejamos ser como Cristo, precisamos aprender a servir e dar. Isto se aprende no verdadeiro discipulado.

Cremos que muitos desprezam a verdade de Deus que nós nos tornamos maiores quanto menores nos tornamos. E muitos esquecem que a autoridade na igreja vem do servir, e não de servido. O verdadeiro discipulado nos leva a esta compreensão e um procedimento de um servo humilde do Senhor Jesus.

Que cheguemos ao verdadeiro entendimento de que o “DISCIPULADO” vai além de simples estudos bíblicos, mas produz em nosso caráter a atitude de um servo.

Rev.Laudemiro

Nenhum comentário: