Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

MENINICES


“Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, pensava como menino; quando cheguei a ser homem, desisti das coisas próprias de menino.” 1Co.13:1

Bom é recordar a época da infância, mas triste é permanecer com atitudes infantis quando já é adulto.

No contexto do texto acima o apóstolo Paulo, tratava do uso e aplicação de forma correta dos dons espirituais, o que não estava acontecendo na Igreja de Corinto.
Aquela Igreja estava demonstrando sinais claros de imaturidade, de infantilidade e falta de crescimento.

No início da sua epístola ele já havia falado “não vos pude falar como a espirituais, e sim como a carnais, como a crianças em Cristo. Leite vos dei a beber, não vos dei alimento sólido; porque ainda não podíeis suportá-lo. Nem ainda agora podeis, porque ainda sois carnais.” (1Co.3:1-2). Mostrando claramente que aquela Igreja permanecia infantil e cheia de meninices ou criancice quando usa a expressão “nem ainda podeis”.

Amados, neste final de semana estamos comemorando o dia das crianças, brincando com os nossos filhos, presenteando-os, realizando passeios com eles, e lembrando com saudade dos nossos tempos de crianças. Isto é salutar e traz bênçãos para nossas famílias e principalmente para os nossos filhos.

Entretanto temos que ficar por aqui, isto é, nivelando-se com os novos filhos para que a comunicação seja possível, a comunhão seja desfrutada e os relacionamentos fortalecidos por um pequeno período, pois os nossos filhos desejam e querem ver em nós atitudes e exemplos a serem seguidos e isto de forma madura. Você deve nivelar-se com o seu filho não para ficar o tempo todo no seu nível, mas para que ele possa acompanhar a sua maturidade e ter um bom desenvolvimento.

O problema é que muitos não amadureceram e continua crianças, infantis, com atitudes próprias de meninos.

Quando trazemos esta ilustração para o campo espiritual, como o apóstolo Paulo faz, averiguamos que o dia das crianças não é um momento pontual na vida de alguns crentes, mas uma constância. Não há uma comemoração só do dia da criança, ele é criança todos os dias, pois suas atitudes e comportamentos lhes denunciam como crianças espirituais.

Está mas que na hora de tomarmos a mesma atitude do Apóstolo Paulo, “Quando cheguei a ser homem (adulto), desisti das coisas de menino”.

Rev.Laudemiro

Nenhum comentário: