Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

NÃO OS EMBARACEIS


“Trouxeram-lhe, então, algumas crianças, para que lhes impusesse as mãos e orasse; mas os discípulos os repreendiam. Jesus, porém, disse: Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim, porque dos tais é o reino dos céus.” Mt.19:13,14

Algumas vezes nos perguntamos o porquê de algumas crianças que foram “criadas” na Igreja e em um “lar evangélico”, e que ao crescerem não permaneceram na “Igreja”, firmes na fé, compromissadas com o Senhor Jesus.

O texto acima nos dá esta resposta! O problema é que embaraçamos mais as crianças de virem a Jesus do que conduzi-las de modo correto à Ele.

Somos como os discípulos de Jesus que estavam naquela ocasião, não temos paciência e nem tempo para dá a devida atenção aos pequeninos. Estamos prontos a repreender e não para abençoar, estamos prontos para afastar e não para aproximar, por isto Jesus repreende-nos “Deixai os pequeninos, não os embaraceis de vir a mim.”

Você já prestou atenção que na Igreja agirmos desta maneira? Quantas vezes vemos adultos resmungarem com algumas crianças que correm no templo ou fazem algum barulho: “que falta de reverência! Onde está os pais desta criança? Onde estão os diáconos para resolverem este problema?”

Nestas últimas décadas, até inventaram o “cultinho infantil” para que os pais tenham mais paz e tranqüilidade para ouvir o sermão no culto. Creio que a principal motivação foi esta e não simplesmente fazer um “cultinho” com linguagem apropriada para os pequeninos. Se o primeiro procedimento tem sido a nossa verdadeira motivação, então estamos embaraçando e não ajudando os nossos pequeninos.

Embaraçamos, atrapalhamos, criamos uma confusão mental e sentimental nos nossos pequeninos a tal ponto de afastá-los de Jesus, quando temos um duplo procedimento, tomamos atitudes duvidosas na frente dos nossos pequeninos, quando falamos uma coisa e agimos de outra maneira.

Embaraçamos nossos filhos de irem a Jesus, quando há um enorme hiato entre meu procedimento na Igreja e outro em casa. Quando abraço a liderança da Igreja e falo mal dela na minha casa. Quando condeno a fofoca e a maledicência na Igreja e os nossos pequeninos vêem e ouvem um procedimento totalmente contrário no lar. Quando lemos e pregamos a Bíblia com ardor na Igreja e em casa nossos pequeninos não nos vêem lendo-a e muito menos praticando-a.

Embaraçamos nossos pequeninos de irem a Jesus quando agirmos com falsidade na nossa vida Cristã.

Como nossos filhos vão se firmar em Jesus e se comprometerem com a sua Igreja, se somos os primeiros a criticar a vida cristã e a Igreja que é o seu Corpo?

“Na rua meus pais me dão mel para comer, mas em casa me dão as abelhas como alimento!” “Na Igreja meus pais são uns santos, em casa são uns santo-Anás”.

Meus amados, não tem coisa pior para embaraçar nossos filhos quando vivemos, procedemos e falamos de uma maneira em um lugar e de outra maneira na intimidade do nosso lar!

Lembremos da advertência de Jesus em Mt.18:6 “Qualquer, porém, que fizer tropeçar a um destes pequeninos que crêem em mim, melhor lhe fora que se lhe pendurasse ao pescoço uma grande pedra de moinho, e fosse afogado na profundeza do mar.” Veja o contexto de Mt.18:1-5.

Que Deus nos abençoe!
Rev.Laudemiro

Nenhum comentário: