Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

NOSSA DEVOCIONAL


“Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna.” – Hebreus 4:16

Nestes últimos 50 anos surgiram vários livros e livretos contendo uma série de devocionais para meditação diária. Denominamos de “devocionários”, pois através dele ou orientados por eles fazemos a nossa “devoção” e a nossa “meditação”. Os devocionários evangélicos mais antigos e conhecidos no Brasil são: Mananciais do Deserto, Cada Dia, No Cenáculo, O Mensageiro e Pão Diário.

Cremos que a intenção inicial da formulação de tais devocionários, foi boa, pois apresentava um texto bíblico a ser lido, um versículo a ser decorado e uma meditação escrita por um pastor ou teólogo, para que a partir dai fazermos nossa meditação.

O problema é que na nossa correria do dia-a-dia, fazemos no máximo a leitura do versículo, lemos a meditação e pronto! O devocionário tornou-se um escapatório ou desculpa de que “fazemos nossa meditação diária”, mas que na verdade não fizemos coisa alguma, não alimentamos nossa alma com este “fast-food” (comida rápida). Enganamos a nós mesmo e o resultado é constatado na falta de conhecimento bíblico e de intimidade com Deus averiguada na vida cristã atual.

Não somos contra os “devocionários”, eles tem o seu valor, se bem utilizados. Somos contra essa prática moderna de correia no nosso momento devocional, da falsa desculpa de que “não temos tempo”.

Fazemos muitas vezes da meditação dos devocionários nossa única “fonte de alimentação espiritual”, isto é, sem a leitura da Palavra de Deus e tempo de oração.

Perdemos um bem precioso se não alimentarmos melhor nossa alma. Os devocionários podem se transformar em um grande vilão da nossa vida espiritual se não resgatarmos a nossa intimidade com Deus na prática da oração e da nossa meditação da Palavra de Deus.

Quando dizemos “nossa devocional”, queremos dizer que em vez de tentamos alimentar-se da meditação dos outros, devemos ter a nossa própria meditação.
No seu momento devocional deixe de lado os devocionários pré-fabricados e experimente de um momento de meditação pura e simplesmente extraída da Palavra de Deus.

No seu momento devocional tenha no mínimo 15 minutos de oração e 30 minutos de leitura e meditação da Palavra de Deus. Pegue um caderno e faça suas anotações e reflexões do texto lido, mas faça isto sem pressa e correria.
Após ler o texto bíblico faça as perguntas chaves para entender o conteúdo da passagem: Quem? Quando? O que? Onde? Por que? Como? Portanto? Depois faça estas perguntas para melhor aplicar a Palavra em sua vida: 1. Há um exemplo para seguir? 2. Há um pecado para evitar? 3. Há uma promessa para segurar? 4. Há uma oração para orar? 5. Há comandos para obedecer? 6. Há condições para se encontrar? 7. Há versículos para memorizar? 8. Há doutrina para aprender? 9. Há desafios para enfrentar?

No discipulado aprendemos a disciplinar e resgatar o nosso momento devocional, a fazer com que a leitura bíblica tenha mais significado em nossa vida, e ter uma vida de oração mais coerente e consistente.

No próximo artigo daremos um exemplo prático de como são feitas as anotações após a leitura bíblica. Englobando a Observação, Reflexão e Aplicação Pessoal do texto lido.

Soli Deo Gloria

Rev.Laudemiro

Nenhum comentário: