Total de visualizações de página

sexta-feira, 13 de novembro de 2009

XENOFOBIA


“Perguntou-lhe Natanael: De Nazaré pode sair alguma coisa boa? Respondeu-lhe Filipe: Vem e vê.” João 1:46

Conforme o Dicionário Escolar da Língua Portuguesa de Francisco da Silveira Bueno - a palavra “Xenofobia” significa: “Aversão às pessoas e coisas estrangeira”

Etimologicamente a palavra Xenofobia é uma palavra justaposta advinda de duas palavras gregas- “xenos” = Estrangeiro; e “phobos” = medo ou aversão.
A xenofobia é próxima das palavras “preconceito” ou “racismo”. Ambas condenáveis pelas Escrituras Sagradas.

A xenofobia está presente e latente no Brasil, pois vemos e escutamos expressões tais como: “ele é ignorante assim porque é nordestino”; “é preguiçoso que só os baianos”; “manso igual aos mineiros”; “bruto como os gaúchos”; “malandro igualzinho aos cariocas”.

O xenófobo tem a mania de rejeitar as pessoas que não são da sua região, nação ou etnia. Menosprezando e desprezando-as por achar a cultura, formação, origem e linguajar do outro, inferior a sua própria.

Natanael agiu com puro xenofobismo, quando usa a pergunta preconceituosa “de Nazaré pode sair alguma coisa boa?”.

A localidade de Nazaré não é mencionada no V.T. , nem nos escritos do famoso historiador hebreu Josefo que dera nome as várias localidades da Galiléia. Natanael vivia na cidade de Caná, e conhecia bem a insignificância de Nazaré, e talvez a sua resposta a Felipe soava mais como zombaria e atitude de pura xenofobia.

Natanael duvida que alguém com as características do Messias prometido procedesse de um lugar tão pequeno e insignificante como Nazaré.

A xenofobia e visível entre brasileiros e argentinos, entre ingleses e franceses, israelenses e árabes, russos e americanos, goianos e mineiros, paraenses e amazonenses, gaúchos e nordestinos, paulistas e cariocas, mineiros e capixabas, etc.
O que nos deixa mais tristes é que a xenofobia também é presente entre os evangélicos: tradicionais e pentecostais, etc.

Entre evangélicos da mesma denominação, mas de regiões diferentes. É o crente gaúcho que não aceita o crente nordestino e vice-versa.

Muitos pastores e missionários tem sofridos as mazelas do xenofobismo, quando são rejeitados por Igrejas e irmãos pelo simples fato de não ser da região e ter um sotaque diferente.

A xenofobia é pecado, pois a mesma gera separação, condenação, julgamento de valor, acepção, zombaria, desprezo e morte. Deus abomina a xenofobia (Fp 2.3, 4; 1 Co 12.13).

A xenofobia foi o combustível do Nazismo, do Facismo e do Apartheid. Trouxe e trará enormes prejuízos a humanidade e também a Igreja.

Rejeitemos e abandonemos toda atitude xenofóbica e tomemos uma atitude contrária denominada de “Xenofilia” = “Amor ou estima às pessoas e coisas estrangeiras”. (Lv.19:33,34; Tg.2:1; Ef.2:11-22).

Soli Deo Gloria

Rev.Laudemiro

Nenhum comentário: