Total de visualizações de página

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

ENTENDIMENTO TARDIO


“...Agora você não entende o que estou fazendo, porém mais tarde vai entender!” Jo.13:7 Bíblia na Linguagem de Hoje.

O contexto deste texto, mostra Jesus dando uma lição de humildade aos discípulos. Aquela ação de Jesus era, a princípio, de difícil entendimento ou compreensão para os seus discípulos, principalmente para o apóstolo Pedro, mas o que João registra também em outros textos do seu Evangelho é que este entendimento seria possível e cristalizado após a ressurreição de Jesus e consequentemente com o derramar do Espírito Santo.

Continuamos ainda com esse entendimento tardio em relação a muitas ações de Deus. Por mais que conheçamos as Sagradas Escrituras e termos a iluminação do Espírito Santo, ainda continuamos, em vários aspectos, com a compreensão lenta ou tardia.

A questão maior é que nós somos limitado no nosso conhecimento e compreensão. Não somos oniscientes e soberanos como o nosso Deus.

Questionamos algumas ações e circunstâncias usando o pronome interrogativo “por quê?”. E sabe o porquê (substantivo masculino) disso tudo e dessa falta de entendimento? Porque (conjunção explicativa) não conhecemos toda a história, não somos senhores do tempo e do futuro.

Deus ver toda a história da humanidade e do universo em um plano só, onde não há passado, presente e futuro. Ele é o Senhor do tempo, dos meios e das circunstâncias.

Questionamos porque nosso entendimento é tardio e desconhecemos o futuro.

Lamentamos por estes questionamentos, pois parece que não conhecemos e nem confiamos em Deus.

Com certeza não conhecemos o Futuro, estamos vivendo o presente e pouco conhecemos o passado, mas Deus sabe todas as coisas, tudo está sob o seu controle e nada acontece por mero acaso.

Sabemos disso e muitas vezes ainda continuamos a lamentar e questionar as circunstancias e ações que Deus propicia.

Isto demonstra também, imaturidade, falta de fé e desconhecimento bíblico, “pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem ele chamou de acordo com o seu plano.” Rm.8:28

Se cantamos “As tuas mãos dirigem meu destino, Acasos para mim não haverá!” (HNC 163 - "Direção Divina", 3ª estrofe), então que vivamos aquilo que cantamos.

Tenha essa certeza como absoluta: “...Agora você não entende o que estou fazendo, porém mais tarde vai entender!” Jo.13:7. O entendimento poderá ser tardio, mas ele chegará.

Rev.Laudemiro

Nenhum comentário: