Total de visualizações de página

segunda-feira, 6 de abril de 2009

O QUE FOI FEITO DA IGREJA? - ANTÔNIO CARLOS BARRO


Alguém disse que se quisermos saber das estratégias da guerra, devemos perguntar aos generais; mas se quisermos ter informações da guerra, devemos perguntar aos soldados. Essas palavras são sábias. Os soldados estão nas trincheiras, enfrentam a guerra com suas próprias vidas e mesmo diante da possibilidade da morte, continuam avançando. Lembrei-me disso porque há um tempo atrás alguém me disse de tal igreja que se chama Igreja Mundial do Poder de Deus. Confessei a minha total e acachapante ignorância afirmando não conhecer tal pérola de grande valor. Nem me lembro agora do que me foi informado sobre a mesma.

Hoje, sem nada para fazer, passeando pelos canais da TV, eis que me deparo com a dita cuja. Por sorte (ou azar) sintonizei bem na hora em que o apóstolo pediu para as pessoas apanharem um envelope (podia ser qualquer envelope) e colocar dentro o recibo de depósito de cem reais e que o nome do ofertante seria levado a algum lugar para receber uma oração. Somente cem reais. Quem se dispusesse a mandar, garantiu o apóstolo, o milagre iria acontecer e prometeu dar provas de que os milagres acontecem.

Dito e feito. Além de matar a cobra o pregador mostrou o porrete. Na próxima cena o dito cujo aparece num salão e eis que vem um homem chorando. O diálogo é de uma riqueza espiritual que faria inveja a Martinho Lutero e seus colegas reformadores.

- O que aconteceu? Pergunta o arauto.

- Eu fui curado, responde o singelo mendicante do favor divino.

- Curado de que?

- Os meus olhos, eu enxergo.

Nesse momento aproxima-se uma mulher e o arauto vira-se a ela e pergunta:

- Quem é a senhora?

- A esposa, responde a mesma.

- O que ele tinha?

- Estava sem ver fazia quatro anos e hoje foi curado.

Não agüentando tanto milagre arauto e mendicante se abraçam e levado pelo calor do momento o apóstolo ainda ordena: Que ele recebe um rim novinho!

Nessa altura eu imagino que Calvino, Wesley, John Huss, os mártires de Hebreus, Áquila e Priscila devem ter dito aos anjos: Não temos nada a ver com isso! Não nos comprometa!

Depois disso desliguei a TV, pois estou em férias.

Mais tarde o sangue ferveu e não agüentei. Fiz uma rápida pesquisa na Internet. Iluminado fui e agora posso dizer que o espírito da ignorância foi retirado de mim.

A assim chamada Igreja Mundial do Poder de Deus é descrita na Wikipidia como uma igreja evangélica (isso não é novidade, pois no Brasil tudo o que não é católico, é evangélico). Fundada em 1998 por um dissidente da Universal (se eu fundar uma igreja acho que a chamarei de UniverÇucar – a que adoça a boca grande do crente apatetado por coisas novas) chamado Valdemiro Santiago. O lema da igreja é sugestivo: "A mão de Deus está aqui".

Continuando na investigação descubro que o Santiago é formando pela Ordem dos Teólogos Evangélicos da América Latina (alguém aí já ouviu falar?) e pregador há mais de 30 anos. Ele, cheio do Espirito Santo e certamente por revelação divina, deixou a Universal pois esta está se transformando em um misto de centro de macumba e igreja católica.

Bem... nessa altura devo chorar e pedir que Billy Grahan, Antonio Elias, Eneas Tognini, Karl Barth e Dietrich Banhoeffer nos perdoem. Depois de um breve momento penitencial, continuo e descubro que o grande apóstolo Santiago é o fundador e primaz da IMPD. Talvez você pense que eu li errado. É primaz mesmo. Mas como o homem não é de ferro, tem como auxiliares a esposa (por que eu não fiquei surpreso?) a bispa (outra vez não fiquei surpreso) Franciléia e mais dois bispos e outro bispo que é o Vanderlei Santiago (tudo em família – a propósito, o feminino de bispo é episcopisa). Com essa pleide constelar a igreja segue firme. Quase me esqueci de mencionar que depois do apóstolo e dos bispos seguem-se os pastores, o corpo de obreiros e os membros (ou seja: os tontos).

Que doutrina segue essa igreja que há de fazer de história? Certamente ela tem o seu Corpus Christianus que deve ter sido elaborado depois de grande e solene reunião dos bispos em algum aposentado sagrado. Sou informado que a sua doutrina vem dos estatutos estabelecidos por Deus na Bíblia Sagrada, Uma das pérolas doutrinárias é essa: Os dízimos e ofertas voluntárias. Aliás, para que ninguém pense maldade sobre a IMPD, no programa que eu assisti, o bispo disse com todas as letras que o dinheiro não era para ser mandado em seu nome, mas em nome da igreja. Beleza! Isso é o que podemos chamar de transparência.

Finalmente, para que ninguem pense que o apóstolo se fez apóstolo por contra própria como alguns apostolinhos de outras igrejas, aprendo que o Santiago era bispo e teve seu título mudado para "apóstolo", por concordância de outros bispos da Igreja Mundial, pastores, e líderes de outras denominações (infelizmente não informa quais pastores e quais denominações fizeram esse grande e inestimável favor ao movimento evangélico brasileiro).

Nessa altura já me dando por satisfeito e preparando para dormir resolvi visitar o site da igreja. Não deveria ter feito isso, pois a primeira coisa que leio não é recomendável aos olhos das crianças, pois pode causar algum disturbio mental nas mesmas.

A espera de um MILAGRE. Durante muito tempo as pessoas estavam à espera de um anjo agitar as águas (como no tanque de Síloe) para milhares de desesperados, desesperançados e fadigados poderia conseguir um milagre. Mas Deus na sua infinita misericórdia através de Jesus Cristo levantou este lugar um anjo. E através dele leva ao altar transborde águas vivas que encharcam a todos os que estão aqui. Mesmo com o programa na TV. Definitivamente "A mão de Deus está presente nesse lugar "....

Depois as pessoas pensam que a gente tem pré-conceito. Leia três vezes o texto acima e depois prometa que voltará a ler a Bíblia pelos menos três vezes por semana.

Nenhum comentário: