Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de janeiro de 2009

MARCHANDO SOBRE OS OBSTÁCULOS


“Disse o SENHOR a Moisés: Por que clamas a mim? Dize aos filhos de Israel que marchem.” Êxodo 14:15
Adentramos a um novo ano e ficamos pensando “o que este ano novo nos reserva?” Algumas vezes ficamos, como igreja, estatizados sem saber que rumo tomar! Conseguimos romper mais um ano, mas este que está diante de nós o que acontecerá.
O medo do desconhecido pode nos levar a inércia ou aos questionamentos infindáveis e era isto que estava acontecendo com o povo de Israel as margens do mar vermelho.
Veja só a situação do povo de Deus naquela ocasião, eles acabaram de celebrar a liberdade da escravidão e agora se encontrava em um beco sem saída, pois aos lados estavam cordilheiras de montanhas, atrás o deserto e o exército de faraó e a frente o mar vermelho. O que fazer nesta hora tão crítica? O povo reagiu com questionamentos e murmurações “E, chegando Faraó, os filhos de Israel levantaram os olhos, e eis que os egípcios vinham atrás deles, e temeram muito; então, os filhos de Israel clamaram ao SENHOR. Disseram a Moisés: Será, por não haver sepulcros no Egito, que nos tiraste de lá, para que morramos neste deserto? Por que nos trataste assim, fazendo-nos sair do Egito? Não é isso o que te dissemos no Egito: deixa-nos, para que sirvamos os egípcios? Pois melhor nos fora servir aos egípcios do que morrermos no deserto.” (Êx.14:10-12).
Será que muitas vezes não agimos e reagimos da mesma forma? Questionamos o direcionamento de Deus na nossa vida quando olhamos ao redor e não vemos mais motivos de celebração e sim desertos, montanhas, mares e inimigos furiosos querendo nos devorar. Questionamos o aparente abandono de Deus.
A resposta divina é clara e inequívoca – “Por que clamas a mim?” esta é uma pergunta de retórica sem resposta direta, mas para avaliar ou dar ordem, pois na seqüência a ordem de Deus é clara - “Dize aos filhos de Israel que marchem.”
A Igreja do Senhor não pode parar diante dos obstáculos, não pode questionar as dificuldades que surgem, pois Deus é quem dirige nosso destino e sabe muito bem onde nos levar. A Igreja, os verdadeiros cristãos, deve continuar em marcha sob a ordem do seu comandante maior o Senhor Jesus Cristo. E para não claudicarmos ante as intempéries da vida devemos manter nossos olhos fixos no Autor e Consumador da nossa Fé (Hb.12:2).
No ano que começa teremos montanhas, vales e mares a nossa frente, mas a ordem do Senhor ainda ecoa em nossos ouvidos “dize aos filhos de Israel que marchem.” Avancemos na certeza de que o Senhor em nenhum momento nos abandonará ou nos deixará a sós, pois ele nos prometeu “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação do século” (Mt.28:20).
Mesmo que venhamos passar por vales escuros e sombrios devemos nos confortar com a certeza de que “Ainda que eu ande pelo vale da sombra da morte, não temerei mal nenhum, porque tu estás comigo; o teu bordão e o teu cajado me consolam.” (Sl.23:4).
Diante disto não há motivos para temores, receios, incertezas, conjecturas quanto ao futuro ou que nos espera além, pois Deus está conosco e “sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.” e “que diremos, pois, à vista destas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?” (Rm.8:28,31).
Isto nos faz lembrar as palavras de Elisabeth Elliot “Deus nunca prometeu resolver nossos problemas nem responder às nossas interrogações... Ele prometeu estar conosco.”
“Portanto, meus amados irmãos, sede firmes, inabaláveis e sempre abundantes na obra do Senhor, sabendo que, no Senhor, o vosso trabalho não é vão.” (1Co.15:58)
O ano novo será uma bênção se andarmos na presença e sob a orientação de Deus.
Que Deus continue a nos abençoar!
Rev.Laudemiro

Nenhum comentário: