Total de visualizações de página

domingo, 25 de janeiro de 2009

LEITURA E INTERPRETAÇÃO BÍBLICA - I



Que muitos crentes atuais leram ou lêem a Bíblia é um fato, mas interpretá-la de forma correta é um boato.
Muitos fazem citações bíblicas , defendem ideias e pensamentos que fogem da boa interpretação bíblica. Agimos como “papagaios de piratas”, isto é, repetimos ditos e frases que ouvimos dos “líderes”, “pregadores” e “mestres”, sem tomarmos o cuidado de averiguar-se de forma mais minuciosa os tais “ditos” a luz da Palavra de Deus.
Este é o primeiro Artigo sobre “Leitura e Interpretação Bíblica”, os quais daremos continuação posteriormente.
Vejamos alguns desses descuidos na leitura e interpretação:
Alguns dizem assim: “Veja o que Deus diz sobre o Céu: ‘Nem olhos viram, nem ouvidos ouviram, nem jamais penetrou em coração humano o que Deus tem preparado para aqueles que o amam.’”.
Essa é uma citação de 1 Co. 2:9. Na pressa de interpretar e aplicar este texto geralmente tentam consolar o ouvinte de que este texto se refere ao Céu e as maravilhas da eternidade. Para dar ênfase ao seu consolo ou mensagem, afirmam: “Você nem imagina o que Deus te preparou lá no Céu e na Eternidade”.
Nas regras da interpretação de um texto, nunca devemos desconsiderar o seu contexto, isto é, deixar de observar os versículos anteriores e posteriores, além do assunto que está sendo tratado.
Pois bem, a citação de 1Co.2:9 é interpretada a luz do versículo posterior, isto é, 1Co.2:10 que diz assim: “Mas Deus no-lo revelou pelo Espírito; porque o Espírito a todas as coisas perscruta, até mesmo as profundezas de Deus.”
Aquilo que Deus preparou para aqueles que o amam, já foi revelado pelo Espírito. E isto não tem haver com o Céu ou a eternidade, mas as realidades do Evangelho, conforme a observação de todo contexto.
O texto de 1Co.2:9 é uma citação de Isaías 64:4 e a citação dessa passagem é apresentada em um contexto que mostra que o homem natural, incrédulo, não consegue entender a mensagem do Evangelho, o sacrifício de Jesus. Essa revelação só pode ser dada pelo Espírito Santo.
Para uma melhor compreensão sobre essa “revelação, iluminação” do Espírito Santo vejam as notas teológicas e de rodapé da Bíblia de Genebra.
Leiamos a Bíblia, mas tenhamos cuidado com a sua interpretação, pois podemos cair na cilada do “papagaio de pirata”, repetindo frases e ditos sem a devida averiguação bíblica e contextual.
Rev.Laudemiro

Nenhum comentário: