Total de visualizações de página

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

AS LUZES DO NATAL


A festa de Natal é considerada com a festa das luzes. Cremos que de fato seja a festa mais iluminada que celebramos no ocidente, pois nesta data as cidades recebem iluminações extras, que seja nas ruas, praças comércios, residências ou Igrejas... Numa festa tão iluminada, o excesso de luz muitas vezes nos cega para o verdadeiro significado do Natal. Ficamos extasiados com o brilho das luzes artificiais que ofuscamos o brilho da verdadeira Luz que é Jesus.

Em João 8:12 lemos: “De novo, lhes falava Jesus, dizendo: EU SOU A LUZ DO MUNDO; quem me segue não andará nas trevas; pelo contrário, TERÁ A LUZ DA VIDA.”

O Evangelho de João foca várias vezes e em várias circunstâncias de que Jesus é a Luz Verdadeira, que vinda ao mundo Ilumina todo homem (Jo.1:9; 3:19-21; 8:12; 9:5; 12:35,36, 46). No Natal de Jesus precisamos focar nele para aprendemos algumas lições preciosas para nossa vida.

1 - Jesus é a Luz verdadeira e sem Ele não temos sentido e direção para a nossa vida.

O texto de Jo.1:9 deixa isto bem claro que Jesus é “A VERDADEIRA LUZ, que, vinda ao mundo, ILUMINA A TODO HOMEM”. O não viver sob a sua luz é viver nas trevas é ser súdito do Império das Trevas (Cl.1:13).

A nossa vida toma sentido e direção quando experimentamos Jesus iluminar as trevas da nossa alma, expelindo toda escuridão da nossa existência, tornando-nos uma nova criatura e filhos da Luz, como assim registram Jo.12:46 “EU VIM COMO LUZ PARA O MUNDO, a fim de que todo aquele que crê em mim não permaneça nas trevas.” e Jo.12:36 “ENQUANTO TENDES A LUZ, CREDE NA LUZ, PARA QUE VOS TORNEIS FILHOS DA LUZ.”

2 - Somos Luz do Mundo e como tal temos a obrigação de testificar da Luz Verdadeira que é Jesus.

Jesus nos torna filhos da Luz quando cremos nele e a partir deste momento recebemos a incumbência de fazer conhecido a sua obra redentora ao mundo que jaz em trevas como assim registra Mt.5:14 “Vós sois a luz do mundo”

O texto de Jo.1:7,8 apresenta João Batista como aquele que veio testificar de Jesus “Este veio como testemunha para que TESTIFICASSE A RESPEITO DA LUZ, a fim de todos virem a crer por intermédio dele. ELE NÃO ERA A LUZ, mas veio para que TESTIFICASSE DA LUZ, a saber, A VERDADEIRA LUZ, que, vinda ao mundo, ILUMINA A TODO HOMEM.”

Chama-nos atenção as expressões “testemunha” e “testifica” que no grego é “martyria e martireo” que deu origem a palavra mártir que no português significa “Quem sofreu torturas ou morreu, por sustentar a fé cristã.”

Ante as luzes do natal, estamos dispostos a testemunhar e falar de Jesus mesmo que isto custe a nossa vida?

3 - Corremos o risco de sermos enganados e iludidos pelas luzes falsas.

O texto de 2 Co.11:14 assim expressa: “E não é de admirar, porque o próprio SATANÁS SE TRANSFORMA EM ANJO DE LUZ.” Outro nome dado a Satanás é Lúcifer que é uma palavra do Latim (lucem ferre) que quer dizer "portador de luz", sendo este mesmo sentido tanto no Grego como no Hebraico. Satanás também produz luz, mas luz falsa que no final trás a morte para os que a ele são atraídos.

Tenhamos cuidados com o encantamento mortal das falsas luzes que brilham no natal, e não venhamos sucumbir ante estas luzes assim como as borboletas que são atraídas pela luz da lamparina e morrem ou ficam seriamente danificadas ao tocá-la.

Atentemos à ordem de Jesus em Jo. 12:35 “AINDA POR UM POUCO A LUZ ESTÁ CONVOSCO. Andai enquanto tendes a luz, para que as trevas não vos apanhem; e quem anda nas trevas não sabe para onde vai.”

Rev. Laudemiro Barros

Um comentário:

Dr. E Medeiros disse...

Estimado irmão e colega de ministério Laudemiro,

Que alegria poder reencontrá-lo através deste blog. Tenho ouvido muitas referencias boas sobre o trabalho do Senhor na sua vida e através do seu ministério em Tocantins.

Seu colega de peregrinação,

Elias Medeiros
Reformed Theological Seminary
Jackson, MS USA