Total de visualizações de página

sábado, 8 de novembro de 2008

MILAGRE NO DESERTO

Após anos de seca, o deserto floresce
O deserto de Atacama, no Chile, é o lugar mais seco do mundo, pois a pluviosidade média anual é nula. No entanto, no mínimo de cinco em cinco anos, ocorre algo que se assemelha a um milagre.
"Era como entrar no paraíso", escreveu uma visitante britânica,Gill Ross, que observou o que as chuvas trouxeram ao Atacama, em 1988. Descreveu então "as belas e frágeis flores de cores brilhantes num conjunto gigantesco, como se Deus tivesse atirado ao vento enormes quantidades de sementes".
No ano seguinte, outro dos menos férteis recantos do mundo, o ressequido lago Eyre, no centro da Austrália, onde as temperaturas chegam aos 54°C no verão, cobriu-se de flores. Chuvas torrenciais em abril e maio encheram o lago, e o prado deserto que o enfeitava ficou enfeitado.
Essas flores nascem de milhões de sementes que jazem na areia desde o último florescimento do deserto. Como elas podem suportar as duras condições a que estão submetidas?
A resposta encontra-se na duração do seu ciclo de vida e em sua natureza. Enquanto em climas temperados as plantas levam meses para crescer, florir e produzir semente, essas plantas "efêmeras" do deserto fazem-no em duas semanas. As sementes não germinarão enquanto não estiverem saturadas de água, o que só acontece depois de chuvas fortes. Caso contrário, permanecem intactas em seus invólucros, que as protegem da seca por até 25 anos. Quando a chuva volta, traz cor ao deserto, mas apenas por breves semanas.
As sementes de certas plantas dessas regiões áridas reagem a diferentes quantidades de água, de modo que não germinam todas ao mesmo tempo: algumas ficam como reserva. Quase todas essas plantas aparentemente mágicas têm flores grandes e brilhantes que atraem os insetos polinizadores, tendo assim boas probabilidades de serem fertilizadas e de originarem outra geração.
Também o deserto de Mojave, perto de Los Angeles, recebe por ano menos de 270mm de chuva, mas as flores sobrevivem.
Isto sim é um verdadeiro milagre da natureza. E um verdadeiro espetáculo para os olhos humanos.
Extraído de Reader's Digest

Nenhum comentário: